quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Setembro: mês da Bíblia

" Vossa Palavra é um facho que ilumina meus passos, uma luz em meu caminho"
Há 38 anos a Igreja do Brasil celebra no mês de setembro o Mês da Bíblia. A celebração teve sua origem na arquidiocese de Belo Horizonte, em 1971, e foi se espalhando para todo o Brasil.
O objetivo do mês da Biblia, segundo a assessora da Comissão Bíblico-Catequético da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), é infundir no povo a convicção de que a Palavra de Deus é, por excelência, o livro que deve ser inserido na vida de cada pessoa. Fazer com que as famílias sintam necessidade de ter uma Bíblia em casa e incentivar a reunião das comunidades para o estudo e a vivência da Palavra de Deus.
A palavra Bíblia deriva da terminologia grega e significa “os livros”. É comparadaa uma biblioteca por possuir: cartas, orações, salmos, poemas, biografias,doutrinas, leis, profecias... São vários livros dentro de um mesmo e único livro: aBíblia. Trata da história de um povo oprimido e da ação de Deus em seu favor.Evidencia a antiga e a nova aliança. Tem o intuito de mostrar o porquê dosacontecimentos, e não descrever como verdadeiramente ocorreu, daí a importância dese levar em conta seus aspectos literários, históricos, doutrinários e cristãos.
Neste mês, a Igreja também comemora a festa de São Jerônimo, o “doutor máximo” no ensino das Santas Letras. No século IV, quando a Igreja saía das catacumbas e se multiplicavam os fiéis, a pregação do Evangelho devia se multiplicar. São Jerônimo se responsabilizou por traduzir para a linguagem popular de então, o latim, os Livros escritos nas línguas hebraica, aramaica e grega que contavam a misericórdia de Deus para com a humanidade.
Nesse mês dedicado a Bíblia somos convidados a ler e a refletir sobre este Santo Livro que tanto tem a nos ensinar.
Acolhamos com alegria a Palavra que nos liberta e salva!
Fontes: cnbb.org.br / universocatolico.com.br / cancaonova.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário