terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Liturgia - Quaresma

Quaresma, palavra que vem do latim quadragésima, é o período de quarenta dias que antecedem a festa ápice da nossa fé : a ressurreição de Jesus Cristo, comemorada no Domingo de Páscoa com grande júbilo e solenidade.

A quaresma tem seu inicio na quarta - feira de cinzas e seu término ocorre na quinta - feira santa, na celebração da última ceia do Senhor Jesus com os doze apóstolos. Onde ele nos ensinou que sendo Mestre e Senhor se fez Servo, servindo ao lavar os pés dos apóstolos. Eis a grande lição que o Senhor nos deixou. Sigamos o seu exemplo de serviço de amor aos nossos irmãos.

A cor litúrgica deste tempo é o roxo, que significa luto e penitência. É um tempo de reflexão, de penitência, de conversão espiritual; tempo e preparação para o mistério pascal.

O tempo da quaresma é de quarenta dias, porém em dias corridos somam quarenta e sete, mas de acordo com a nossa amada Igreja, o domingo que já é dedicado como o dia do Senhor, então, os domingos da quaresma não são contados. Após esse período, se inicia o tríduo Pascal, que termina do Domingo de páscoa,quaresma também foi conhecida como o periodo de 40 dias que Jesus passou no deserto depois de sua ressurreição.

A Quaresma é o tempo litúrgico de conversão, que a nossa amada Igreja Católica nos convida a grande caminhada, o nosso retiro de preparação para a grande festa da Páscoa. Durante este tempo litúrgico, somos convidados a um período de penitência e meditação, por meio da prática do jejum, da esmola e da oração.

Na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras. Nos convida a viver uma série de atitudes cristãs que nos ajudam a parecer mais com Jesus Cristo, já que por ação do pecado, nos afastamos mais de Deus.

Por isso, a Quaresma é o tempo do perdão e da reconciliação fraterna. Cada dia, durante a vida, devemos retirar de nossos corações o ódio, o rancor, a inveja, os zelos que se opõem a nosso amor a Deus e aos irmãos. Na Quaresma, aprendemos a conhecer e apreciar a Cruz de Jesus. Com isto aprendemos também a tomar nossa cruz com alegria para alcançar a glória da ressurreição.

Fontes de pesquisa: paroquiasantissimosacramento.com / jesuitas.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário