sábado, 1 de maio de 2010

Maio - mês de Maria

Para os católicos, o mês de maio é consagrado a Maria Santíssima. Trata-se de uma devoção popular de longa data, que foi assumida pela Igreja, para venerar de modo mais significativo a Mãe de Jesus. Para vir ao mundo, o Salvador quis nascer no seio de uma família e escolheu para sua mãe uma mulher especial, plena da graça divina. Mas não escolheu entre as grandes mulheres da sociedade, nem nos palácios. Quis para sua mãe uma menina simples, pobre, da periferia. Deus quis nascer e viver no meio dos pobres.
A grandeza de Maria não está apenas na sua maternidade divina, mas principalmente porque ela foi uma mulher de fé, dócil à palavra de Deus. Sua fé se explicitava na vida de oração e contemplação divina e também na prática do amor, amor que se concretizava em gestos de serviço. Vemos Maria em oração, mas também a vemos indo ao encontro da prima Isabel para ajudá-la, ou presente entre os serviçais nas bodas de Caná. Muitas vezes os artistas retratam Maria como um ser divino, angelical, ofuscando-lhe a identidade humana que precisa ser ressaltada. Maria foi, acima de tudo, mulher, mãe, companheira, alguém que viveu em plenitude sua feminilidade.
Como foram marcantes, no filme "Paixão de Cristo", as cenas em que Maria chama a atenção de seu Filho, é alvo de sua brincadeira, corre para acudir o Menino Jesus que caiu e, mais tarde, para consolá-lo quando carregava a cruz! Outras vezes a retraíam como uma mulher abatida, derrotada, mas na realidade ela é a mulher forte e corajosa que vai ao encontro do filho a caminho do Calvário e que está firme aos pés da cruz. O amor do povo por Maria vem desde os primórdios do cristianismo. E essa devoção popular se manifesta numa veneração muito grande, sendo louvada pêlos mais diferentes títulos. Ela é a mãe do Deus Salvador, a mãe da Igreja, a mãe de toda a humanidade.

Maria, como Estrela da Evangelização, aponta para a Igreja o caminho de seu divino Filho. Ela é a primeira evangelizadora, pois foi o instrumento de Deus para a vinda de Jesus entre nós. Ela é também a mais perfeita seguidora do evangelho de Cristo, a mulher de profunda fé que colocou em prática todos os ensinamentos do Divino Mestre.
É vivendo os ensinamentos de Cristo que manifestamos nossa devoção a Maria. Mais que orações, cantos e flores, ela espera de nós que sejamos fiéis discípulos de Jesus e, por isso, continua a nos orientar, como o fez nas bodas de Cana: "Façam tudo o que Ele disser.”
DOM MOACYR JOSÉ VITTI - bispo administrador apostólico da Diocese de Piracicaba
Fonte: catequisar.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário