sábado, 14 de agosto de 2010

Assunção de Nossa Senhora ao Céu – 20º Domingo do Tempo Comum

Meus queridos irmãos e irmãs em Nosso Senhor Jesus Cristo, hoje 15 de agosto, celebramos a grande solenidade da Assunção de Nossa Senhora ao Céu em corpo e alma e atualmente em quase todos os países a festa da Assunção é realizada neste domingo.

Esta solenidade foi decretada no Oriente só no século VII com um decreto do Imperador Bizantino de nome Maurício com o nome de “Dormítio” que quer dizer passagem para a outra vida. Esta solenidade foi introduzida em Roma por um Papa oriental, Sérgio I. Para tanto, um século depois o título desta festa mudou de nome, de “Dormítio” para Assunção de Nossa Senhora ao Céu de corpo e alma, que quer dizer como nos fala o Novo Catecismo da Igreja: “Corpo e Alma, é o modo usual pelo qual nos referimos a pessoa em seu todo. E, elevada, é a expressão bíblica referente à passagem para a glória celeste, onde neste mundo Maria foi preservada da corrupção do pecado, pois neste mundo nada lhe feriu, nada lhe manchou, nada lhe causou lisura, pois Maria é a mãe de Jesus e toda imaculada e concebida sem pecado e do mesmo modo concebeu pelo Espírito Santo o Filho de Deus, por isso ela é toda pura e toda santa.

E o dogma da Assunção não estava ainda definido e só em 1º de novembro de 1950 no ano Santo promulgado por Pio XII. Só então numa solenidade jamais vista em Roma, Pio XII proclamou que a verdade de fé católica, faz parte do patrimônio de nossa fé, e, portanto, um dogma de nossa fé.

E séculos e séculos antes da proclamação do dogma, a Igreja acreditava já nesse mistério e nesse dogma da Assunção de Maria Santíssima ao Céu, Igrejas e conventos se ergueram sob este título e a proteção de Maria ao Céu, congregações religiosas se fundaram com esse título de Nossa Senhora da Assunção, e entre o povo desde os primórdios do cristianismo havia uma devoção à Nossa Senhora chamada da Glória ou da Assunção ou da Boa Viagem ou da Esperança ou da Boa Morte.

Essa prática da devoção a Maria Santíssima sob o título de sua Assunção foi que conduziu pouco a pouco a proclamação do dogma. De modo que quando Pio XII, na Praça de São Pedro propaga como jamais em toda a sua existência, Pio XII proclamou a fé da Igreja na verdade segundo a qual Maria Santíssima foi elevada ao céu nestes termos: “ A IMACULADA MÃE DE DEUS, A SEMPRE VIRGEM MARIA, TERMINANDO O CURSO DE SUA VIDA TERRESTRE, FOI ASSUNTA EM CORPO E ALMA À GLÓRIA CELESTE”.
Esse dogma foi preparado pela fé dos cristãos e dos católicos nos séculos que haviam precedido, Pio XII não tirou o dogma, portanto, de sua própria imaginação ou da sua inteligência. A verdade desse dogma ele auscultou o sentimento, a devoção, a oração, a fé de milhões de católicos, e foi levado, por isso, que ele proclamou esta verdade de fé. E a Bíblia aponta em Apoc. CAp.12, “ Um sinal grandioso que apareceu no Céu uma mulher vestida com o sol, tendo a lua sob os pés e sobre a cabeça uma coroa de 12 estrelas” cuja mulher é a Santíssima Virgem Maria, rainha universal mãe de Deus e nossa.
E nesta ressurreição ou transfiguração da vida terrestre de Maria livre, finalmente dos liames espaço – temporais; e realização absoluta da vida em Deus; que é a entronização de sua existência no Reino de Deus. Queremos unir-nos finalmente a Nossa Senhora, a essa verdade de fé da sua Assunção ao Céu, que ela nos escute, que ela se lembre ser nossa mãe, nossa defensora e advogada, nosso socorro e proteção e do céu onde ela está em corpo e alma nos acompanhe na nossa vida de filhos seus unidos a ela por grande amor e uma grande devoção.

Maria assunta ao Céu é a criatura que atingiu a plenitude da salvação, até a transfiguração do corpo. “De sol, Ó Virgem, vestida, de branca lua calçada; e de doze estrelas – coroas, coroada”. Ela é a mãe que nos convida a caminhar para o Reino de Deus. A Mãe do Senhor é a imagem da Igreja, luminosa, como ela será nos termos futuros, porque o Espírito do Ressuscitado cumprirá plenamente sua missão em todos nós, como fez nela, que já é aquilo que nós seremos. Maria brilha no Céu, assim como brilha aqui na terra como sinal da esperança segura e do conforto para o povo peregrino, até que chegue o dia do Senhor.
Salve Maria!

Pe. José Lima – Vigário da paróquia São Gonçalo do Retiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário