quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Outubro - mês missionário

Todos somos chamados a ser discípulos e missionários de Jesus. Discípulo significa "aprendiz", aquele que aprende com o Mestre. Missionário significa "enviado" no sentido de missão, ou seja, é aquele que põe em prática o que aprendeu. Este mês deve ser uma oportunidade para assumirmos o nosso papel de cristão missionário na nossa família, comunidade e sociedade.
Ser missionário é um compromisso de toda comunidade de fé. "Nenhuma comunidade cristã é fiel a sua vocação se não é missionária".
Os 10 Mandamentos do Missionário

Humildade para servir e acolher a todos, sem distinção. Mt 20, 25-28; Lc 10, 30-34

Disponibilidade necessária para servir ao Reino de Deus. Lc 9, 57-62.

Despojamento para ir ao encontro de Deus e dos irmãos, confiando sempre na Providência Divina. Lc 9,1-6.

Força espiritual, porque só através de uma vida de oração seremos verdadeiramente missionários. Lc 6,12; 9, 28-29; Mt 10,28.

Coragem, ousadia e confiança em Deus diante dos desafios para anunciar o Evangelho, denunciando as injustiças e todo tipo de males que nos oprimem. Lc 4, 16-19; Mt 10,28.

Buscar sempre a inspiração de Deus para poder levar o amor, a paz, o perdão e a reconciliação. Jo 14, 12-13.

Clareza e sabedoria para anunciar aquilo que Deus quer e não aquilo que queremos. Nossas atitudes, ações e palavras devem estar sempre pautadas nos ensinamentos de Jesus. Ef 3, 20-21; Jo 14,26

Solidariedade, companheirismo de equipe. Ninguém evangeliza sozinho. Não deve haver estrelismos. Rm 12,3-8, 1Cor 12, 12-26

Comunhão com Deus. O missionário precisa estar em comunhão com Deus, para que o seu testemunho seja coerente e verdadeiro. Jo 15, 4-5

10º Ser instrumento. O missionário, em sua missão, precisa reconhecer sempre a grandeza de Deus, visto que não é ele que evangeliza. Ele é apenas instrumento de evangelização. Alegrar-se sempre pelos dons que recebeu do Pai. Lc 10, 17-21.

Pe. Francisco de Assis Maria Leite - CRSP

Fonte:loreto.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário