quinta-feira, 28 de abril de 2011

Beatificação do Papa João Paulo II

O Papa João Paulo II será beatificado neste domingo 1º de maio. O Rito de Beatificação será presidido pelo Papa Bento XVI, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, no II Domingo da Páscoa - conhecido como da Divina Misericórdia, Festa Litúrgica instituída pelo próprio João Paulo II. A cerimônia será transmitida ao Vivo pela TV às 5h.
Como será a beatificação

A celebração será dividida em duas partes, sendo que a primeira é dedicada à recordação das palavras e dos gestos de João Paulo II. Em seguida haverá uma procissão solene que entronizará a imagem de Maria acompanhada por representantes de todas as paróquias e capelanias diocesanas.De acordo com o comunicado da Sala de Imprensa, durante o ato alguns colaboradores de Karol Wojtyla, como o cardeal Stanislaw Dziwisz, que foi seu secretário particular, e Joaquín Navarro-Valls, ex-diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, farão um breve discurso. Também participará a irmã Marie Simon-Pierre, cuja milagrosa cura abriu o caminho para a beatificação. Ao final desta primeira parte se cantará o hino "Totus tuus", composto para o 50º aniversário da ordenação sacerdotal de João Paulo II.
A segunda parte do evento se centralizará na celebração dos Mistérios Luminosos do Santo Rosário introduzidos por João Paulo II. Depois do canto “Abram as portas a Cristo”, do novo bem-aventurado, o cardeal Vigário Agostino Vallini fará uma síntese da personalidade espiritual e pastoral do papa. Após esta intervenção, os participantes em conexão direta via satélite com cinco santuários marianos em todo o mundo, rezarão o terço.
Cada um dos Mistérios estará ligado a uma intenção de João Paulo II meditados nas vigílias simultâneas que serão celebradas em vários santuários ao redor do mundo.
Na conclusão, Bento XVI, em conexão via satélite do Vaticano, rezará a oração final e concederá a bênção apostólica a todos os participantes.
Programação na Arquidiocese de Salvador

Em nossa Arquidiocese, após após a transmissão da cerimônia de beatificação, haverá, na catedral uma Santa Missa de Ação de Graças pela pessoa de João Paulo II, o beato às 9h.
Fontes: domtotal.com / arquidiocesesalvador.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário