segunda-feira, 4 de julho de 2011

Julho - mês dedicado ao dízimo

O mês de Julho é dedicado ao Dízimo em todas as dioceses do Brasil. As mensagens preparadas ao longo do mês têm o objetivo de evangelizar através do Dízimo. O apóstolo São Paulo orienta aos cristãos de Corinto: "Poderoso é o Deus para cumular-vos de toda a espécie de benefícios, para que tendo sempre e em todas as coisas o necessário, vos sobre ainda muito para toda a espécie de obra boa". (2Cor 9,8).

O Dízimo é um dos meios para dizer ao Pai. Estamos aqui, Senhor para colaborar com teu Reino. Dá-nos um coração generoso e um espírito fraterno para que possamos, cada dia, entender melhor a tua Palavra.

O Dízimo não é imposto, obrigação, taxa ou tarifa. Dízimo é antes de tudo uma devolução a Deus, uma partilha gratuita, consciente, dada de coração com sinceridade e generosidade. Cada um dê conforme decidir em seu coração, sem pena ou constrangimento, porque Deus ama a quem dá com alegria (2 Cor9,7).

O Dízimo tem três finalidades importantes: manutenção do culto; formação de lideranças e caridade.

A manutenção do culto significa o pagamento de água, luz, telefone, dos funcionários que zelam da Igreja e que estão à disposição dos fiéis e das comunidades, do material litúrgico usado nas celebrações, etc. Tudo o que se refere ao bom funcionamento da Igreja.

A segunda finalidade nos mostra que uma das formas de evangelização da Igreja se dá através das pastorais, movimentos e serviços eclesiais, por isso ela precisa formar os leigos para que estejam a serviço da Igreja e do Povo de Deus e para que a sua evangelização tenha eficácia

A terceira finalidade do Dízimo é ajudar as pessoas necessitadas através das Pastorais Sociais da Igreja. São Paulo nos diz que três são as virtudes teologais: fé, esperança e caridade, no entanto a maior delas é a caridade. Por isso a evangelização da Igreja exige que ela faça também um serviço de promoção humana.

Não basta a pessoa ser dizimista ela precisa participar da comunidade, viver como um autêntico cristão na família, na Igreja e na sociedade. Ninguém compra a Deus com seu Dízimo. Dízimo é gesto de fé de quem se sente responsável pela Igreja de Cristo e quer que o Reino de Deus se torne cada dia mais real na comunidade.

Se cada fiel viver a experiência da devolução do Dízimo a Deus através da comunidade irá perceber que a Igreja não vai precisar mais realizar bailes, festas, quermesses, rifas para investir nas dimensões acima mencionadas.

Enquanto a Igreja estiver fazendo festas para angariar recursos significa que muitos cristãos ainda não devolvem o seu Dízimo a Deus. E você?

Seja um Dizimista! Ame sua Igreja!

Fonte: sonoticias.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário