segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Projeto Capoeira Calor Intenso realiza 3º Batizado e Troca de Cordas

Aconteceu neste domingo dia 23 o 3º Batizado e Troca de Cordas do Projeto Capoeira Calor Intenso no Salão de nossa Igreja pela manhã com a participação de Mestres e alunos de Capoeira de vários lugares de Salvador.

Durante o evento, alguns grupos de nossa comunidade realizaram apresentações artísticas de dança e poesia.

Logo em seguida formaram-se diversas rodas de capoeira entre alunos e mestres, um momento de descontração e integração.

Calor Intenso é um Projeto de capoeira, que nasceu em dezembro 2005, no Conselho de Moradores do Bairro de Engomadeira (COMOBE), criado por André de Jesus conhecido no mundo da capoeira como "Tony Ramos da Bahia" e Josy Santos conhecida no mundo da capoeira como "Simba" nome dado pelo grande amigo e Mestre Mica. Em nossa comunidade o projeto está há 01 ano com cerca de 20 alunos entre 05 e 12 anos.

Responsáveis pelo Projeto
Segundo os professores Tony Ramos e Simba, o objetivo do projeto é evangelizar as crianças e adolescentes, sobretudo os pais que têm acompanhado as aulas de perto.
O resultado tem sido positivo, pois a capoeira tem ajudado na educação, no respeito à família, no convívio social, no qual através da integração com outros alunos, muitos perderam a timidez e estão aprendendo a respeitar o próximo.

As aulas acontecem todos os domingos no Salão de nossa Comunidade às 8h e para participar o aluno deve contribuir mensalmente com 01 Kg de alimento não - perecível. As inscrições podem ser feitas no dia aula e a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis.

Mestres e alunos formados
Dentre as características mais importantes da capoeira destacamos a liberdade de criação, a estrita obediência aos rituais, a preservação das tradições, o culto dos antepassados e o respeito aos "mais velhos" como repositório da sabedoria comunitária.

Capoeira é Arte, Dança, Cultura, é Vida! Participe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário