quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Comunidade Celebra Missa de Finados

Os fiéis católicos de nossa comunidade rezaram pelos seus entes queridos na Missa de Finados presidida pelo Pe. Gildeon Bispo.

Este ano pela 1ª vez a Missa foi realizada pela manhã ( às 8h) no qual, mesmo com a chuva, os fiéis não desanimaram e se fizeram presentes para prestarem as devidas homenagens aos falecidos.

Na homilia, o padre ressaltou a importância de rezar pelos irmãos falecidos e que este é um dia para sentir saudades, chorar, mas não de tristezas, pois contamos com a esperança e com a misericórdia do Pai. Ele ainda explicou sobre o "Purgatório" que não é um lugar, mas um estado de espírito. Foi citado o livro de 2Mac 12, 43-46 como referência para a existência do Purgatório.

Sobre o Dia de Finados – A tradição cristã de rezar pelos falecidos vem do Século II, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires. A partir do Século V, a Igreja passou a dedicar um dia ao ano para orações a todos os mortos. Foi no século XIII que este dia passou a ser celebrado em 2 de novembro, já que no dia 1º se comemora o Dia de Todos os Santos. O Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não são canonizados. Já o Dia de Finados celebra todos os que morreram e não são lembrados na oração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário