quinta-feira, 26 de abril de 2012

Festa de S. Marcos - padroeiro da Comunidade




Celebramos ontem dia 25 a festa de S. Marcos - padroeiro de nossa comunidade com uma Missa Solene às 20h presidida pelo Pe. José Lima.  




Na homilia, Pe. José ressaltou que a missão de evangelizar é de todos nós, cristãos batizados: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!  Essa foi a ordem, e o desejo de Nosso Senhor Jesus Cristo". 

Um pouco da história de S. Marcos




 O Santo Apóstolo e Evangelista Marcos, também conhecido como João Marcos (At 12:12), foi um dos Setenta Apóstolos, e era sobrinho de São Barnabé (11 de junho). Ele nasceu em Jerusalém e, de acordo com a Tradição da Igreja, na noite em que Cristo foi traído, ele o seguiu atrás, envolto apenas em um pano de linho.

São Marcos foi um companheiro muito próximo dos Apóstolos Pedro e Paulo (29 de Junho) e Barnabé. Foi a Selêucia, com Paulo e Barnabé, e de lá partiu para a ilha de Chipre, e atravessou toda a ilha, de leste a oeste. Na cidade de Paphos, São Marcos testemunhou a cegueira que São Paulo fez cair sobre o feiticeiro Elimas (At 13:6-12). Depois de trabalhar com o Apóstolo Paulo, São Marcos retornou a Jerusalém indo depois foi para Roma com o apóstolo Pedro.


 Na antiga tradição iconográfica que adotou os símbolos sagrados para os Evangelistas com base na visão de São João, o Teólogo (Ap 4:7) e na profecia de Ezequiel (Ez 1:10), o santo evangelista Marcos é representado por um leão , simbolizando a força e dignidade real de Cristo (Ap 5:5). 

São Marcos escreveu seu Evangelho para os cristãos gentios, enfatizando as palavras e ações do Salvador, que revelam seu poder divino. Muitos aspectos do seu estilo podem ser explicados por sua proximidade com São Pedro. Os escritores antigos dizem que o Evangelho de Marcos é um registro sucinto da pregação de São Pedro. 





 Um dos temas teológicos centrais do Evangelho de São Marcos é o poder de Deus para se alcançar o que é humanamente impossível; os Apóstolos, os principais milagres realizados por Jesus Cristo (Mc 16:20) e o Espírito Santo (Mc 13:11), atuando através deles; a instrução dada aos  discípulos para que saíssem pelo mundo a pregar o Evangelho a toda criatura (Mc 13:10, 16:15). E foi o que eles fizeram.

A Igreja celebra a sua memória em 25 de abril. No ano 310, uma igreja foi construída sobre as relíquias de São Marcos. Em 820, quando os árabes muçulmanos tinham estabelecido o seu domínio no Egito e oprimido a Igreja Cristã, as relíquias de São Marcos foram transferidas para Veneza e posta na igreja dedicada a ele.




 S. Marcos, rogai por nós!


Nenhum comentário:

Postar um comentário