domingo, 27 de maio de 2012

Comunidade celebra a Festa de Pentecostes





No sábado dia 26 de maio, a nossa comunidade celebrou com muito fervor a Missa Solene da Festa de Pentecostes reunindo centenas de fiéis que  lotaram a Igreja. 





No início da celebração, as crianças entraram com velas acesas enfatizando os sete dons do Espírito Santo, que são: sabedoria, inteligência, conselho, ciência, fortaleza, piedade e temor de Deus. 





A animação e organização da liturgia  ficou por conta do Grupo de Oração Carismática Ascensão do Senhor tornando a celebração dinâmica e alegre. 





Pe. Emanoel Vergne que presidiu a celebração animou toda a assembléia com momentos de oração, cantos e louvores pedindo ao Espírito Santo a renovação da face da terra. 





Durante a homilia , ele ressaltou que a vinda do Espírito Santo é o marco fundamental  onde a Igreja toma as rédias da sua própria história: "Se, de um lado tem a ausência do Jesus físico que volta para a casa do Pai ressuscitado dos mortos; do outro lado se cumpre a profecia pelo próprio Jesus que se resume nos 50 dias pós - ressurreição. E essa profecia de Jesus hoje nos chama à atenção porque a Igreja na festa de Pentecostes vai tomar das suas mãos  o próprio destino."




 E para que serve de fato, a vida do Espírito Santo? Primeiro para encorajar a comunidade que estava de fato absorvida pelo medo, preocupações ou coisas parecidas. Segundo, para nos lembrar que Jesus está do nosso lado e continua sem deixar a Igreja órfã. Terceiro, para ativar e elucidar a nossa memória em razão daquilo que Cristo nos ensinou. 





Então, o Espírito Santo vem para fortalecer os nossos gestos físicos e nos encorajarmos para rompermos as barreiras e chegarmos livres na presença do Senhor cheios do Espírito Santo e dessa forma realizar o projeto de Cristo. 





A nossa oração hoje é pedir ao Espírito Santo que tenha misericórdia da gente; que venha sobre nós apesar das nossas tantas fraquezas, das nossas tantas limitações. Que Ele se cumpra hoje na nossa vida da mesma forma que se cumpriu na vida dos apóstolos.




Com a Festa de Pentecostes, encerramos o Tempo Pascal, tempo marcado pelo canto e pelo sentimento do "Aleluia". Que o Espírito Santo nos ilumine e nos encoraje a continuarmos a obra de Jesus Cristo no mundo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário