" EM DEFESA DA JUVENTUDE" foi o tema escolhido para o 3º encontro de preparação da crisma no domingo dia 17 de março, no qual continuamos com a reflexão da Campanha da Fraternidade. A oração começou com a dinâmica " SOMOS NÓS QUE FAZEMOS A VIDA" tendo como base para a reflexão a música " O QUE É, O QUE É" de Gonzaguinha. Logo em seguida finalizamos a dinâmica com um momento de partilha sobre a música:
1 - E a vida o que é, diga lá meu irmão? - Onde é que a gente percebe que existe vida?
Na natureza, igreja, família, amigos, no próximo, na escola, trabalho...
2 - Ela é maravilha ou é sofrimento? - O que torna a vida boa ou ruim?
A vida se torna boa quando fazemos as escolhas certas, quando temos a alegria, amor, paz de espírito e quando encontramos a beleza na arte, na música. Se torna ruim quando o ódio, as drogas, as dificuldades entra na nossa vida e quando vivemos situações de pobreza, violência, fome, injustiça.
3 - Ela é alegria ou lamento? - Quem pode mudar o rumo da vida, tornando-a boa ou ruim? Como?
Só quem pode mudar o rumo da vida somos nós mesmos através das nossas escolhas, decisão.
4 - Ninguém quer a morte, só saúde e sorte. - O que tem levado as pessoas a desejar a vida, mas, envolver -se em situações de morte?
A má influência, a falta de conhecimento e muitas vezes de oportunidade tem levado os jovens a se envolverem em situações de morte.
5 - Somos nós que fazemos a vida, como der ou puder ou quiser. - O que podemos fazer ( individual e coletivamente) para tornar a vida melhor para todos?
Se comprometer com a vida, em ajudar o próximo, ter humildade, fé e esperança num mundo melhor.
Após este momento de partilha, dividimos em grupos onde os jovens responderam sobre as seguintes questões:
1 - O que o mundo tem nos oferecido?
O mundo tem oferecido aos jovens coisas boas como: oportunidades de estudos, de trabalho, tecnologia como a internet, lazer através da música, da arte, do esporte e coisas ruins como: drogas, bebidas, violência, prostituição, músicas que incitam a violência, ao sexo, a desmoralização da mulher.
2 - Quais são as ameças que os jovens enfrentam?
Drogas, violência como abuso sexual, problemas na família, preconceitos e a falta de confiança em si próprio.
3 - Como você tem percebido, em geral a realidade dos jovens de nosso bairro?
Os jovens do nosso bairro em sua maioria estão envolvidos nas drogas, com a violência, sem perspectivas de vida, de um futuro melhor através dos estudos, do trabalho.
4 - Como deve ser a vida dos nossos jovens?
A vida dos jovens deve ser de compromisso, responsabilidade, de estudos, busca de conhecimentos, de boas oportunidades, boas condições de vida, de trabalho, cultura e lazer, de fé e seguimento a Jesus.
Em seguida, fizemos a dinâmica " BALÃO DOS SONHOS" onde cada um recebeu um balão que representava a sua vida.
Na 1ª parte, eles deveriam colocar seus sonhos dentro do balão, encher e amarrar.
No 2º momento, eles jogaram o balão para o alto tendo o cuidado de não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos.
Na 3ª parte, todos receberam um palito de dente e cada um teve defender o seu sonho. A tendência foi todos estourarem os balões uns dos outros.
Após alguns minutos, perguntamos a eles: Por que destruíram os sonhos dos outros?
A dinâmica buscou através da brincadeira a seguinte reflexão: para defender o seu sonho você não precisa destruir os sonhos dos outros, podemos todas ter nossos sonhos realizados, pois nosso Deus é generoso e nenhum bem sonega aos suas filhos.
Concluímos a dinâmica com a leitura do evangelho: LC 7, 11- 17. Em seguida, encerramos o encontro com a oração final.
O próximo encontro acontecerá no dia 07 de abril às 9h. Esperamos que cada encontro com os jovens seja vivido nas suas rotinas diárias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário