sexta-feira, 26 de abril de 2013

Comunidade celebra S. Marcos





Com muita alegria, celebramos ontem  dia 25 a festa de S. Marcos - padroeiro de nossa comunidade com uma Missa Solene às 20h presidida pelo Pe. Gildeon Bispo.



Na homilia, Pe. Gildeon explicou as leituras do dia ressaltando que Jesus nos deixou como testamento a missão de evangelizar: "Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura!".





São Marcos ou João Marcos, autor do Evangelho Segundo Marcos e amigo de São Pedro e São Paulo apóstolos, mencionado nas Epístolas do Novo Testamento, que recebeu também o nome de Evangelista, que fugiu nu quando Cristo foi preso em Getsêmani. Era filho de uma mulher de Jerusalém de nome Maria e primo de São Barnabé.
 

São Marcos participou da primeira viagem missionária realizada por São Paulo, mas não permaneceu até o fim dela, tendo voltado sozinho para Perga.

Santo Irineu, Tertuliano, Clemente de Alexandria atribuiem decididamente a Marcos, discípulo e intérprete de São Pedro, o segundo Evangelho. E segundo os críticos modernos, o evangelho de Marcos foi escrito por volta dos anos 60/70, e dirigido aos cristãos de Roma.

Também acredita-se que ele tenha sido o primeiro bispo de Alexandria, mas para este episódio existem poucas provas documentais. A popularidade de São Marcos em Veneza é muito grande onde tem uma igreja denominada São Marcos.





São Marcos, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário