sexta-feira, 14 de março de 2014

Fraternidade e Tráfico Humano - Por que a Igreja escolheu esse tema?




Quando a Igreja escolhe um tema para ser trabalhado, oferecido, apresentado à sociedade, como objeto de atenção, portanto, de interesse,  faz dentro de uma sensibilidade a partir do que sente e vê da própria realidade. 

Hoje, nós estamos com uma clareza muito grande desse problema do tráfico humano, como também a violência, que já foi tema de mais de uma vez da Campanha da Fraternidade. 

Também através da força dos meios de comunicação, que oportunizam a sociedade o conhecimento de situações tão graves e às vezes não conhecidas por tantos, é um momento muito pertinente para a igreja e a sociedade discutirem esta problemática, que estamos vendo a cada momento exemplos concretos envolvendo irmãos e irmãs, jovens, adultos, crianças e idosos. 

Esse tráfico humano se manifesta de várias formas:


Os atos mais comuns: o recrutamento; o transporte; a transferência; o alojamento; o acolhimento de pessoas.

Os meios que configura o tráfico:  ameaça; uso da força; outras formas de coação; rapto; engano; abuso de autoridade; situação de vulnerabilidade; aceitação de pagamentos ou benefícios para obter o consentimento de uma pessoa que tenha autoridade sobre a outra.

A principal finalidade:  a exploração da pessoa sob várias formas: prostituição e outras formas de exploração sexual; a servidão; a remoção de órgãos. 

É importante frisar que, para a configuração do crime de tráfico humano, o consentimento da vítima é irrelevante. Os traficados devem ser vistos como vítima e são protegidos pela lei brasileira, mas ainda faltam leis mais abrangentes quanto ao crime de tráfico de pessoas.



O Tráfico Humano viola a grandeza de filhos, é cerceamento da liberdade e o desprezo da dignidade dos filhos e filhas de Deus. 

Resgatar essa dignidade, identificar as práticas de tráfico humano e denunciá-lo são objetivos dessa Campanha da Fraternidade. 

Mobilizando cristãos e a sociedade brasileira para erradicar o mal do Tráfico Humano, a Campanha propõe-se a reivindicar dos poderes públicos, políticas e meios para a reinserção das pessoas atingidas e sensibilizar para a solidariedade com ações preventivas.


Fontes de pesquisa: tribunadonorte.com.br / texto-base

Nenhum comentário:

Postar um comentário