quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Missa de Cinzas abre período da Quaresma e da Campanha da Fraternidade




Fiéis se reuniram para celebrar na noite de quarta-feira (18)  a Missa de Cinzas presidida pelo Pe. Gildeon Bispo. 






 





























A celebração marcou o início da Quaresma: tempo litúrgico específico em que os fiéis são convidados a se preparar bem, durante os 40 dias que antecedem a Semana Santa e a Páscoa do Senhor, praticando o jejum, oração e esmola.





Durante a liturgia, a comunidade acompanhou a abertura da Campanha da Fraternidade que este ano traz como tema " Fraternidade: Igreja e Sociedade" e como lema: " Eu vim para servir" com o objetivo de recordar a vocação e missão de todo o cristão e das comunidades de fé, a partir do diálogo e colaboração entre Igreja e Sociedade, propostos pelo Concílio Ecumênico Vaticano II.




Em sua homilia , Pe. Gildeon abordou o tema enfatizando que, o que caracteriza a sociedade é a partilha de interesses entre os membros e a preocupação com o que é comum. Isto deveria ser a sociedade, mas não é, por isso é necessário este diálogo da Igreja com a sociedade.


Como comunidade de fiéis, a Igreja participa ativamente da vida da sociedade; dela faz parte e participa da construção de uma sociedade justa, fraterna e solidária, preservando-a de ser excludente.


Ele citou ainda, de acordo com o estudo do texto-base da campanha da fraternidade, os inúmeros problemas que a sociedade enfrenta: favelização, poluição, violência, drogas, enchentes, mobilidade e precárias condições sanitárias. 


 RITO DAS CINZAS



















Após a homilia, deu-se início ao rito da distribuição das cinzas aos fiéis que consiste em 03 momentos: - O nosso nada individual; - A nossa condição de pecador e - A realidade da morte lembrando que somos pó e a ele retornaremos.




No período da Quaresma, os paramentos são roxos e são suprimidos na Missa o Glória e o Aleluia como sinal de tristeza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário