quinta-feira, 14 de maio de 2015

Comunidade recebe Ação Social promovida pelo IOBA

 

O Instituto Oftalmológico da Bahia (IOBA),realizou na manhã desta quarta-feira (13) um mutirão de atendimento com exames oftalmológicos.  


 
A Ação aconteceu em nossa Comunidade no qual mais de 500 pessoas, moradores do Bairro de Engomadeira e adjacências foram atendidas.































O Instituto que tem parceria com a Secretaria de Saúde e conta com uma equipe formada por médicos, enfermeiros e assistentes realizou exames com o objetivo de diagnosticar glaucoma, catarata e piterigio.


Exemplo de visão com Glaucoma


De acordo com o coordenador do projeto itinerante, o enfermeiro Jânio Carvalho, esclareceu que o Programa tem como principal objetivo diagnosticar pessoas portadoras de glaucoma, catarata e piterigio conhecida como carne no olho. A principal doença encontrada é o glaucoma que atinge grande parte da população metropolitana de Salvador e tem como principais sintomas, aumento da pressão do olho, desgaste do nervo ótico, sendo que, na maioria das vezes, a doença é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas, podendo levar o paciente a perda total da visão. 




Então, para que se chegue a um tratamento correto, é necessário passar por esta triagem que vai identificar o glaucoma, cadastrar o paciente pra que ele possa receber o tratamento gratuitamente. O tratamento é realizado a base de colírios diariamente para combater a evolução da doença no fundo do olho. 

Pacientes sendo encaminhados para o IOBA




















O mutirão que acontece geralmente 03 a 04 vezes no mês em bairros selecionados pela Secretaria de Saúde, acompanha pacientes de Salvador e região metropolitana de forma gratuita. 

Nesta etapa, os pacientes diagnosticados com glaucoma, realizam outros exames complementares e são encaminhados para a sede do IOBA que fica nos Mares para receberem tratamento e serem acompanhados de 03 em 03 meses, concluiu. 

Equipe de Assistentes, Voluntários e o Coordenador do Projeto, o enfermeiro Jânio Carvalho

Uma nova data para o mutirão deve ser marcada para que mais pessoas possam ser atendidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário