sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pastoral da Criança - uma vida dedicada ao próximo

O que é:
É um organismo de ação social da CNBB, vinculadaà Comisão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e Paz, sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etinias.
A Pastoral da Criança é uma verdadeira rede solidária de mais de 266.954 mil pessoas trabalhando voluntariamente em todo o Brasil no combate a desnutrição e mortalidade infantil e buscando a melhoria da qualidade de vida das crianças brasileiras. É um serviço da CNBB - Conferência Nacional dos Bispos do Brasil - presente hoje em 4.063 mil municípios de todos os estados brasileiros, atendendo gestantes e crianças carentes independente de sus crença religiosa ou política.
A Pastoral da Criança - Organismo de Ação Social da CNBB, vem somando esforços no sentido de articular e fazer parcerias para a redução da exclusão social, da mortalidade infantil e em favor do desenvolvimento da crianças carentes, dentro de seu contexto familiar e comunitário.
O trabalho é relizado com líderes comunitários voluntários/ os capacitados/ os na Ação de Saúde, Educação, Nutrição e Cidadania.
Trata-se de uma Organização não Governamental que desenvolve um trabalho de redução da mortalidade infantil nos bolsões de pobreza de todo o país.
Nas comunidades onde tem a Pastoral da Criança, a desnutrição e a mortalizade infantil são reduzidas a mais da metade.
Trata-se de um serviço realizado voluntariamente por 6.383 líderes comunitários capacitados e 4.811 outros voluntários que se doam nesse trabalho.
História
Em 1982, o então Cardeal de São Paulo, Dom Evaristo Arns, encontrou o diretor executivo da UNICEF da época, James Grunt, em uma reunião na Suíça sobre a paz mundial promovida pela ONU. Grant sugeriu ao Cardeal uma ação da Igreja Católica brasileira para reduzir a mortalidade infantil.
A CNBB encampou essa idéia. Para desenvolver este projeto, D. Paulo convocou sua irmã,médica sanitarista Zilda Arns Neumann com apoio de Dom Geraldo Majella Agnelo, na época Arcebispo de Londrina. O trabalho iniciou-se em 1983, na Paróquia de São João Batista, município de Florestópolis, Aquidiocese de Londrina, no estado do Paraná.
Este município foi eleito por apresentar uma alta taxa de mortalidade infantil (127 crianças a cada mil nascidas). Após um ano de atividades, a mortalidade infantil foi reduzida para 28 criançass para cada mil naascidas. Diante do sucesso, no ano seguinte, o trabalho da Pastoral da Criança se expandiu para outras regiões do Brasil.
Voluntários da Pastoral da Criança
Seus voluntários são pessoas que vivem no mesmo local que as famílias acompanhadas e são capacitados para se tornarem líderes. Realizam três atividades principais: a visita domiciliar, o Dia da Celebração da Vida e a reunião para reflexão e avaliação dos trabalhos desenvolvidos. Atualmente, a Pastoral da Criança no Brasil tem mais de 261 mil voluntários presentes em 4.066 municípios. Cerca de 1, 8 milhão de crianças e 95 mil gestantes são acompanhadas mensalmente.
De maneira geral, os voluntários da Pastoral da Criança fazem a avaliação nutricional e pesagem das crianças, distribuição da multimistura (complemento alimentar), além de palestras e orientações sobre o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Para as gestantes, é feita desde a orientação sobre os cuidados importantes na gravidez até preparo para o aleitamento materno, pré-natal, alimentação, higiene, apoio psicológico e preparo para o parto.
Pastoral da Criança na Comunidade
Atividades:
Visita domiciliar - acompanhamento de gestantes, distribuição da multimistura;
Dia da Celebração da Vida ( dia 17 de cada mês) - pesagem das crianças, confraternizações.
Coordenação:
Carla e Leda

Nenhum comentário:

Postar um comentário