sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CF 2010: Ecumenismo - busca da unidade

A CF 2010 que traz como tema " Economia e Vida" e como lema " Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro" será ecumênica. Portanto, vamos conhecer um pouco sobre o que é o ecumenismo.
Ecumenismo é o processo de busca da unidade. O termo vem da palavra grega "OIKOS" que quer dizer "CASA", toda a terra habitada. Tinha o sentido de "povo civilizado", de cultura aberta tanto na geografia como na civilização. O império Romano deu um sentido mais político.
Para o Cristianismo, a palavra é usada num sentido espiritual: A terra habitada é obra de Deus que se torna habitável pela colaboração humana, neste sentido a palavra dá uma conotação de tarefa a realizar. Em termos mais restritos se emprega a palavra para os esforços que se fazem em favor da unidade entre as Igrejas Cristãs. Num sentido mais amplo designa a busca da unidade entre as religiões e até mesmo da humanidade como um todo onde se pode empregar também o macro-ecumenismo.
Portanto, pode-se definir “Ecumenismo”, como o movimento que procura fazer acontecer a Unidade entre as Igrejas Cristãs, que são: Igreja Católica, Ortodoxa e Protestante. A definição eclesiástica diz que é a aproximação, a cooperação, a busca fraterna da superação das divisões entre as diversas Igrejas Cristãs. A busca do diálogo procura superar as divergências históricas e culturais. A palavra ecumênico passa a referi-se a reunião de pessoas de distintos lugares, quanto á doutrina e aos costumes eclesiásticos. Em 381 no Concilio de Constantinopla se fez uma referência ao Concilio de Nicéia como um Concilio Ecumênico, devido ao credo daí nascido, o Niceno-Constantinopolitano, que é aceito como profissão de fé de todos os cristãos.
A vida e a luta de Jesus foram sempre pela unidade das pessoas. Ele mostrou por palavras e exemplos o quanto as pessoas se tornam mais fortes quando estão unidas pelo mesmo objetivo. Rezou pela unidade e finalmente deu a sua própria vida em favor da unidade de todos os filhos de Deus. Disse que quem, mesmo agindo de forma diferente, está lutando pela vida, está a favor de seu projeto. Acolheu e olhou nas pessoas com amor e misericórdia. Mesmo não aceitando o pecado acolheu o pecador. O amor que gera a união é a chave de toda a pregação e do projeto de vida nova do qual Jesus foi o portador. Assim, todos os que professam Jesus como o Senhor de suas vidas e projetos, não podem viver em clima de competição e de guerra, mas colocar em prática a busca pela unidade, seja a interna do cristianismo como com aqueles que professam outros credos. Isso é Ecumenismo.
Antes de brigar pela verdade os cristãos são chamados a rezar juntos pela Unidade. Colocar no lugar das mesquinhas competições o amor que gera vida. Um grande pensador da antiguidade chamado Orígenes já pregava que: "onde estão os pecados, aí está a multiplicidade, aí os cismas, aí as heresias, aí as controvérsias. Onde porém a virtude, aí a unidade, aí a comunhão, em força da qual os crentes eram um só coração e uma só alma". (cf. Hom. in Ezech.9,1)
Fonte: candelaria.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário