sábado, 20 de março de 2010

Ir. Inês - exemplo de vida e fé

Exemplo de vida e fé. Assim podemos definir a Ir. Inês que neste domingo dia 21 de março completou 80 anos de vida. Ela que foi umas das fundadoras de nossa comunidade nos concedeu uma entrevista falando um pouco de sua trajetória.

1. Ao longo desta caminhada, quais momentos marcantes e mais difíceis que a senhora destaca? Posso destacar alguns momentos marcantes: o primeiro foi ter pais católicos que me ajudou a chegar aonde cheguei; a minha entrada na vida religiosa encontrei a felicidade. Os votos perpétuos para mim foi um momento de felicidade profunda. Outro momento marcante foi descobrir a minha segunda vocação: a de enfermeira. Descobri através de um acidente que meu cunhado sofreu. “Quando o vi no hospital com o rosto deformado, ali pude ver a face de Cristo e aí decidi abraçar esta profissão”.
Os momentos difíceis que posso destacar foram a saída de casa para a congregação: foi muito difícil, pois meus pais não acreditavam muito que esta fosse a minha verdadeira vocação. A saída de casa aos 24 anos foi muito dolorosa, pois meus pais falaram que a separação era para “sempre”.
Quando entrei para a congregação, foi estranho porque estava acostumada a sair aos domingos e lá não podia, aos poucos fui entendendo e comecei a ser feliz com isto.
Outro momento difícil e ao mesmo tempo marcante foi deixar o meu país (Bélgica) para vir para o Brasil. Para mim foi um grande desafio, pois pude nascer de novo, para uma vida a qual de nada sabia. "Pude conhecer um povo diferente do que conhecia, que fala uma língua que não compreendia, com uma cultura própria, vibrante, muito diferente da que vivia na Bélgica." Na Europa tinha tudo e aqui no Brasil eu tinha a oportunidade de visitar o povo, ver as suas necessidades.
Posso dizer que me realizei aqui na Comunidade Ascensão do Senhor - Engomadeira; foi aqui que pude evangelizar e realizar meu trabalho pastoral especialmente com os homens porque como a maioria dos fieis da comunidade eram mulheres, decidi evangelizar os homens – Queria uma Igreja não só de mulheres, mas também de homens”.
2. A senhora completa 80 anos. Qual o segredo para uma vida longa?
Eu acredito muito no equilíbrio: acordar cedo, não exagerar na alimentação, não perder noites e ajudar o próximo, para mim são receitas de uma vida longa e feliz.

3. Deixe uma mensagem para os fieis de nossa comunidade.
Eu quero agradecer por esta comunidade que me acolheu, que me apoiou e que esteve ao meu lado. Foi aqui que tudo começou; aqui me senti realizada na minha missão. Quero dizer que mesmo no desânimo, nas dificuldades, não percamos o entusiasmo de evangelizar, continuemos a realizar visitas , a levar a Palavra de Deus para não perdermos pessoas.
Obrigada por tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário