domingo, 29 de agosto de 2010

Mensagem em homenagem ao Diácono Antonio Freire

Confira na íntegra o texto em homenagem ao nosso querido e saudoso Diácono Antonio Freire escrito por Mécia Lucas de nossa comunidade:

Diácono, esposo, pai, avô, irmão, tio, amigo Antonio Freire de Almeida, nascido em 04 de novembro de 1938, vindo de uma família tradicionalmente católica e bastante numerosa. Hoje 28 de agosto de 2010, completaria 27 anos de vida diaconal alicerçada no amor a Igreja e aos irmãos.

Inicialmente sua vida diaconal foi marcada por inúmeras dificuldades dentre elas alguns desentendimentos com seu irmão de fé e caminhada José Francisco, que após anos chegamos a pensar que seria impossível a união dos dois; por esse motivo que Jesus em sua palavra saudava os discípulos dizendo: “A paz esteja com vocês” e outras vezes Jesus também os exortava dizendo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, pois Jesus sabe de que somos feitos e o quanto somos fracos uns para com os outros.

Os anos se passaram, mas os dois nunca se afastaram de Jesus e por esse motivo o nome de Jesus foi glorificado. Quando a doença se agravou, seu Antonio solicitou do Bispo, autorização para comungar todos os dias e o Bispo autorizou com uma ressalva: “Você pode comungar todos os dias, mas é preciso comungar com outro ministro da Eucaristia”.

E essa trajetória de fé e confiança em Deus, se passou por todos os ministros da nossa comunidade, já que foi a forma que Deus utilizou para uni-los ainda mais, pois nos últimos anos e meses, todos os dias à tarde, especificamente às 16h, comungavam aqui nesta Igreja, diante de Jesus, Maria e todos os anjos e Santos do Céu, Antonio Freire e José Francisco. Eles comungavam juntos e se tornaram irmãos confidentes de longas orações, partilha e unidade, para que como o salmista no Sl 110,2, possamos dizer: “ Grandes são as obras do Senhor, dignas de admiração de todos os que as amam”.

E assim Sr. Antonio seguiu toda sua trajetória de vida, deixando flores por onde passava nos dando o exemplo de que ser cristão é realmente ser outro “Cristo” para os irmãos, pois em diversas situações podíamos ver o próprio Cristo agindo através dele, em suas atitudes de bondade no qual sempre se mostrava disponível para atender os mais necessitados de nossa comunidade e do nosso bairro; um homem com um coração imenso.

Atitude de humildade, já que na comunidade tinha a autoridade de diácono, mas jamais deixou de lavar os pés dos irmãos, a exemplo de Jesus que lavou os pés dos discípulos; atitude de um esposo e pai exemplar, pois sabia cuidar da obra de Deus sem se esquecer de sua família que tanto amava e cuidava. Atitude de total fé e confiança em Deus em meio a tantas dores e sofrimentos ocasionado pela doença, a ponto de quando perguntávamos: “Como está Sr. Antonio?” e ele nos respondia com um singelo sorriso: “ Nada a reclamar, só agradecer”, confirmando o que diz o Sl 115,1: “ Conservei a confiança ainda quando podia dizer: Em verdade sou extremamente infeliz”. E assim ele retornou à Casa do Pai sem queixa e sem murmuração diante do sofrimento.

Somos abençoados e felizes por termos o privilégio de conviver por tantos anos com um homem tão abençoado e amado por Deus. Agradecemos também a pessoa de Pe. Maurício e Ir. Inês que deixaram seu país de origem para mostrar o evangelho a tantos irmãos em nossa cidade, dentre eles o nosso diácono, que poderia servir a Deus em outras comunidades, mas Deus o quis aqui na Comunidade Ascensão do Senhor, ao nosso lado, nos animando e nos fortalecendo na caminhada.

E a nós cristãos católicos que esperamos e acreditamos na Ressurreição é permitido somente o sentimento de saudade e esperança, tristeza jamais! E que a exemplo de Sr. Antonio, nosso querido e eterno diácono, possamos olhar para o céu diante de tudo o que se passou nesses últimos dias e dizer: “ Nada a reclamar, só agradecer!”, no mais, Deus nos preencherá.

Um comentário:

  1. OBRIGADA POR TUDO ISSO QUE VCS FIZERAM.ESTA LINDA MENSAGEM É COMO ELE DIZIA: NAO TENHO NADA A RECLAMAR SO AGRADECER! OBRIGADA MEU DEUS POR TER LEVADO ELE PARA JUNTO DO SR. VOS SABE TUDO. CONSOLA O MEU CORAÇAO ,POIS TA MUITO DIFICIO VIVER SEM ELE. ELE ME DEU UM DISCO DE ALTEMAR DULTRA A ONDE DIZIA: EU NASCI NO DIA EM QUE TE CONHECI. MEU AMOR ETERNO.

    ResponderExcluir