domingo, 29 de agosto de 2010

Missa em homangem ao Diácono Antonio Freire

No sábado 28 de agosto, a nossa comunidade celebrou o 7º dia do Diácono Antonio Freire presidida pelo nosso pároco Pe. Maurício Abel. Neste dia, o nosso diácono completaria 27 anos de ordenação diaconal.

Foi uma celebração muito bonita em que no momento da homilia, algumas pessoas da família, amigos e da comunidade falaram um pouco da alegria de ter convivido com ele.

O catequista Jair Galileu falou em nome da juventude e da comunidade, ressaltando o exemplo de vida que o diácono Antonio foi e continuará sendo para os jovens.

Estiveram presentes também os diácono Valfredo de nossa paróquia e Tupinã da paróquia S. Lucas Evangelista, no qual cada um falou sobre o diácono Antonio:

O Diácono Tupinã destacou a importância da vida diaconal pelo qual o diácono desenvolve duas vocações: a familiar e a de ordem ministerial.

O Diácono Valfredo falou que Sr. Antonio era um homem que pregava não somente com palavras, mas sobretudo com a vida. " Aquele homem que pregava a justiça no Altar, era o mesmo que praticava a justiça lá fora, pois palavra e testemunho para ele tinha que ter coerência".

No momento do ofertório foram apresentados alguns instrumentos que Sr. Antonio utilizava: a estola, a Bíblia e a jarra do batismo, e como presente da comunidade, um Banner com a frase que ele mais dizia: " Nada a reclamar, só agradecer".

No final da celebração houve uma peça teatral " Canto da írias", apresentada pelo grupo de teatro da comunidade.

O momento mais emocionante foi a homenagem que a comunidade prestou através de um texto escrito por Mécia Lucas e um vídeo com os momentos marcantes da vida do diácono desde a sua ordenação até os últimos dias. Toda a comunidade se emocionou.
Pe. Maurício encerrou a celebração dizendo que foi uma homenagem mais do que merecida a um homem que dedicou a sua vida pela Igreja e pelo próximo.

Um comentário:

  1. Ficamos muito sensibilizados com a demonstração de afeto, de respeito, de reconhecimento pela dedicação que o nosso Antônio teve para com as comunidades onde desenvolveu suas atividades. Sempre soubemos do carinho que todos mantinham por ele, através das homenagens prestadas durante a sua vida, nos momentos de alegria e de dificuldades. Por isso, não poderíamos deixar de registrar a nossa enorme gratidão a todos que de alguma forma participaram da sua trajetória e desse momento tão marcante e condizente com o exemplo que ele nos deixou.
    Por fim, utilizando as suas próprias palavras, temos muito, sim, a agradecer a essa comunidade por tão bela manifestação.

    Atenciosamente,

    IVONE ALMEIDA NASCIMENTO,
    Irmã de Antônio, com carinho.

    ResponderExcluir