segunda-feira, 16 de abril de 2012

Discurso de Agradecimento


 Proferido pelo Diácono Adilson Silva





Saúdo sua Excelência Reverendíssima Dom Murilo Sebastião Krieger, Arcebispo metropolitano de São Salvador na Bahia e Primaz do Brasil. Saúdo os Bispos auxiliares Dom Gilson e Dom Gregório Paixão. Saúdo ainda os Reverendíssimos Padres e Diáconos presentes, as religiosas e os religiosos, os irmãos seminaristas que aqui se encontram, (tenho em particular, os Padres, seminaristas e todas as pessoas que vieram de outras Dioceses) e finalmente minha saudação às autoridades civis presentes e representadas e todo povo de Deus que veio celebrar conosco a ação de graças desta Eucaristia solenemente celebrada.

Cristo Ressuscitou! Aleluia! Aleluia!




Amados irmãos e irmãs, encontramo-nos na alegria contagiante da oitava da Páscoa e, providencialmente, escolhemos este lema para nossa Ordenação Diaconal: “Estou entre vós como aquele que serve”. A citação é retirada do evangelho de são Lucas, capítulo vinte e dois, versículo sete. Nesta passagem, o evangelista recorda as palavras proferidas por Jesus aos seus discípulos no momento em que, logo após a Ceia Pascal, eles disputam quem ocuparia o mérito do primeiro lugar, da proeminência no grupo. O episódio serve para Jesus exortar acerca do novo modelo que deve caracterizar a vida dos seus discípulos: “Estou entre vós como aquele que serve”. No seguimento-discipulado do Cristo servidor, portanto, está o cerne da Páscoa que é também o eixo central do discipulado-missão: amar e servir, ou seja, doar-se totalmente e sem medidas. Na Sua entrega na cruz, sinal sacramental da cruz de todo cristão, se realiza a nova vida ressuscitada e tornada verdadeiro e único sacrifício que redime toda a humanidade.

Por conseguinte, compreendemos que o discípulo-missionário e o seu serviço-ministério está, intrinsecamente, relacionado ao alimento pascal, ou seja, a Eucaristia, de modo que, tanto o discipulado como o serviço, não tem sentido sem o alimento pascal do corpo e sangue de Cristo. Ao participarmos da ceia eucarística, estamos, igualmente, celebrando a radicalidade do serviço de Jesus que culminou na entrega total de sua vida na cruz, e é justamente este mesmo caminho que os seus discípulos são chamados a seguir. Com efeito, amados irmãos e irmãs, fica para nós um grande ensinamento: a lógica do mundo é contrária à lógica de Deus, e a lógica de Deus é contrária à lógica do mundo. Em contraste ao desejo de poder, Jesus apresenta o exercício do serviço, ao desejo de ser grande e de ser reconhecido por todos, Jesus propõe a humildade e simplicidade.





Movidos e compungidos pelo seguimento discipular e missionário da Sua Páscoa, aqui estamos, Senhor, renovando nosso sim convicto. Desejamos no alimento da Eucaristia e no serviço aos irmãos e irmãs renova-lo a cada dia de nossas vidas. Conscientes de que sozinhos não somos capazes fazê-lo, suplicamos-Lhe o auxílio de sua graça e pedimos: “Tu que nos inspirastes este bom proposito conduzi-nos cada vez mais a perfeição.” Com esse espírito de serviço, doação e humildade queremos abraçar o ministério Diaconal que nos é confiado neste dia, pela santa Mãe Igreja; não que o mereçamos, ou sejamos dignos de recebe-lo, mas porque olhastes, com misericórdia, para cada um de nós, Senhor, seus indignos servos e através deste serviço quer alcançar-nos a nossa salvação.

Com o coração jubiloso, redemos hoje, um grande louvor a Deus por ter nos proporcionado chegar a este momento. De fato, Deus nos dá muito mais do aquilo que merecemos. Agradecemos, assim, às nossas famílias que nos geraram e nos formaram para Deus e para as tarefas da vida. Fazemos, também, memória, neste momento, dos nossos irmãos e irmãs, já falecidos, que contribuíram de modo generoso e caridoso com nossa vida e nosso percurso vocacional: Deus seja louvado por suas vidas. A gradecemos às nossas paróquias de origem, onde nós demos os primeiros passos na fé: Eu, Diácono Adilson Silva, Paróquia São Gonçalo do Retiro – São Gonçalo do Retiro;  Danilo Sales, Paróquia Santa Mônica – Cajazeiras; Hermano Conceição, Paróquia Nossa Senhora da Penha de França – Ribeira;  Jânio Reis, Paróquia Nossa Senhora do Ó – Paripe;  Josuel Jesus, Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Alto do Cabrito.





Agradecemos ao Seminário Central São João Maria Vianney nos seus Padres Formadores, funcionários e bem feitores na pessoa de nosso Reitor Pe. Maurício Ferreira pelos anos de dedicação, paciência e, sobretudo, por ter acreditado em nossa vocação. Agradecemos, ainda, às Paróquias que atualmente nos acolhem, nas quais exerceremos o nosso ministério Diaconal: Eu, Diác. Adilson Silva em Nossa Senhora da conceição, Valéria; Diác. Danilo Sales em Nossa Senhora do Carmo, Sete de Abril; Diác. Hermano Conceição em Nossa Senhora de Fátima, Stela Marias, Diác. Josuel Jesus em Santa Terezinha doutora da Igreja, Alto de Santa Terezinha e Diác. Jânio Reis em Santo Amaro de Jiribatuba, Ilha de Itaparica. Vocês são nossa mais nova família.

Obrigado, ó Deus, pois através delas estamos compreendendo em que consiste o nosso ministério, o qual não significa outra coisa, senão, doação e serviço. Agradecemos, enfim, a todas as pessoas que colaboram material e espiritualmente para que este momento se tornasse possível, como também àquelas que, mesmo sem nos conhecer, no anonimato, rezam por nós, intercedem por nós e acreditam em nossa missão, que o nosso bom Deus retribua a cada um segundo a generosidade do seu próprio coração. Deus abençoe a todos!





Confiamos, portanto, o nosso ministério a proteção maternal da sempre Virgem MARIA, para que assim como Ela que, aos pés da cruz do seu Filho amado, soube oferecer a Deus o seu sacrifício de fé, também nós, saibamos, mediante as cruzes e intempéries oriundas de nossa caminhada vocacional, saibamos, oferecer o nosso sacrifício de fé e de louvor buscando conformar a nossa vida ao mistério pascal de Cristo, a fim de que morrendo, inteiramente, para as coisas do mundo, possamos buscar as coisas do alto e viver, inteiramente, para Deus.

Por fim, concluo dirigindo-me a você jovem que sente o profundo apelo de nosso Senhor, em sua vida, para segui-Lo mais de perto. Desejo que, neste dia, as palavras que o Santo padre o papa Bento XVI dirigiu aos jovens por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2011, ressoem em seu coração: “Jovens NÃO TENHAM MEDO DE CRISTO! Ele não retira nada e dá tudo. Aquele que se dá a Ele recebe o cêntuplo. Sim, abram, abram todas as grandes portas a Cristo e encontrarão a verdadeira vida.” Que Assim Seja!

Nenhum comentário:

Postar um comentário