segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Ordenação Presbiteral de Adilson Silva


Aconteceu o momento mais esperado por nossa comunidade: a Ordenação Presbiteral do nosso diácono Adilson Silva. A cerimônia foi realizada no sábado dia 11 de agosto no Santuário de Fátima - Garcia presidida pelo Arcebispo Dom Murilo Krieger, scj. O jovem Adilson escolheu como lema de ordenação: " O Senhor é minha herança e minha taça, meu destino está seguro em vossas mãos” (Sl 15). 




É a primeira vez que temos um sacerdote oriundo de nossa comunidade Ascensão do Senhor, por isso amigos, familiares e diversos grupos e pastorais estavam presentes para acompanhar com muita alegria este momento tão importante.



Sacerdotes de várias paróquias da arquidiocese, entre eles, o nosso pároco Pe. Maurício Abel estavam presentes para acolher e rezar pelos novos sacerdotes.


Durante a homilia o Arcebispo ressaltou a missão de ser padre: " Vocês estão sendo ordenados para  servir o povo de Deus na pessoa de Cristo Cabeça. Como Cristo e unidos a Ele, vocês são chamados a oferecerem- se a si mesmos para a salvação do povo amando até o fim. Posso como nos pediu o autor da carta aos Hebreus oferecer os dons e sacrifícios pelos pecados, ter compaixão dos que estão na ignorância. Este dia será inesquecível para vocês, afinal, vocês estão sendo promovidos à serviço de Cristo - Mestre, Sacerdote e Rei, tomando parte do seu ministério e mistério pelo qual a Igreja aqui na terra é incessantemente edificada como Povo de Deus, Corpo de Cristo e Templo do Espírito Santo. 


Rito da Ordenação



 Após a Proclamação do Evangelho aconteceu à chamada e apresentação do candidato ao Ministério Presbiteral, que respondeu, em alta voz: “Presente!”. Em seguida, foi solicitado ao Bispo que os ordenem sacerdote.




Terminada a homilia, aconteceu um diálogo muito importante entre o Pastor e os ordenandos. Estes mostrararão que estão dispostos a assumirem o compromisso de vida sacerdotal.



Por fim, de joelhos e com mãos postas entre as mãos do bispo, promete obediência, a seu legítimo superior e ao bispo diocesano.



Com o canto da Ladainha de Todos os Santos, a Igreja peregrina se volta à Igreja celeste, para que interceda junto de Deus por este eleito. Em sinal de humildade e despojamento, os Diáconos prostram-se no chão. 




O momento essencial da ordenação foi quando primeiramente o Arcebispo e depois todos os sacerdotes concelebrantes, impuseram as mãos sobre os candidatos, tornando-os assim capazes, pela força do Espírito Santo, de consagrar, abençoar e perdoar. 


Em seguida, Dom Murilo, dirige-se a Deus pai,com as mãos estendidas sobre os eleitos,a Prece da Ordenação.


 
Logo depois da Prece da Ordenação o neo-sacerdote será revestido da estola, expressão do serviço sacerdotal, e da casula, expressão da dignidade sacerdotal, auxiliado pelos presbíteros no momento de vestir.  Estas vestes o acompanharão nas celebrações litúrgicas.




Unção com óleoO Sr. Arcebispo unge com o Santo Óleo do Crisma as mãos do neo-sacerdote, cingindo-as. 



Também neste momento D. Murilo entregou  o cálice, com vinho e água, e a patena, com o pão, para a celebração da Santa Missa.


 Após a unção das mãos,  os novos sacerdotes têm as mãos atadas.


Recebendo a primeira bênção do neo-sacerdote, seus pais desataram a fita que os envolviam. Um momento emocionante para a família. 


Pelo abraço da paz e a saudação do Arcebispo ao novo sacerdote, se concluiu o rito da Ordenação.




Os presbíteros também abraçaram os Ordenados como sinal de seu ministério comum.



Logo após, segue-se a liturgia Eucarística, já concelebrada pelo neo-sacerdote, com a apresentação das oferendas.



Este foi um dia para rendermos graças a Deus por termos mais um padre em nossa Igreja. Que Deus lhes dê ânimo e coragem  para seguirem  confiante e com alegria em sua missão. 




Vocês são um presente de Deus a nossa Arquidiocese!!!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário