terça-feira, 12 de março de 2013

2º Encontro do Grupo de Crisma : " SER JOVEM ONTEM E HOJE"




No 2º encontro de preparação da crisma  - domingo dia 10 de março,  abordamos a CF 2013 no qual falamos sobre o " SER JOVEM ONTEM E HOJE". Convidamos alguns adultos e dividimos em equipes  onde responderam algumas questões:


Perguntas para os jovens: Como é ser jovem hoje?Quais são as melhores coisas de ser jovem? Quais são as piores coisas de ser jovem?
Perguntas para os adultos: Como era ser jovem ontem? O que foi melhor na sua juventude? O que foi pior na sua juventude?

Em seguida houve um momento de partilha entre os jovens e adultos:

 
Os jovens disseram que ser jovem hoje é uma fase muito difícil no qual muitas vezes não é entendida, sobretudo,por parte dos adultos;

 O catequista Roque, a gente da pastoral da saúde, D. Carmem e sr. José, MEC refletiram sobre a sua juventude.

Os adultos também disseram que a juventude deles também foi muito difícil, porém saudável, livre dos perigos que os jovens de hoje sofrem.Além disso, os jovens daquela época eram mais obedientes aos pais.

A equipe jovem citou que as melhores coisas de ser jovem são a liberdade, não ter tanta responsabilidade, muita diversão e estar sempre com disposição.

O que foi melhor na sua juventude? Os adultos citaram as festas, a verdadeira amizade que parecia não e a participação na Igreja.




Quais são as piores coisas de ser jovem? As decisões que precisam ser tomadas com maturidade; alguns limites impostos pelos pais; a violência, a tentação das drogas, sexo e bebidas; preconceito em relação idade e condição social; não ser levado a sério.




Os adultos disseram que o pior na sua juventude foi não ter condições de ir a escola e não ter tempo muitas vezes para o lazer uma vez que tiveram que trabalhar muito cedo para ajudar a família



 
Durante a partilha pudemos observar que ser jovem, hoje, não é a mesma coisa que em outras épocas. Através da dinâmica os jovens e os adultos puderam compreender melhor essas diferenças.
A música " NÃO É SÉRIO" do Charlie Brown Jr. serviu de base para concluir a reflexão sobre a temática do dia. 
O próximo encontro vamos continuar refletindo a CF com a temática: "Em defesa da juventude".


Nenhum comentário:

Postar um comentário