quarta-feira, 13 de março de 2013

Temos Papa!



Quarta - feira 13 de março de 2013 - dia histórico para a nossa Igreja: o Cardeal  argentino, Jorge Mario Bergoglio foi eleito o novo Papa, Francisco I, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.  Ele se torna o 266º  Papa, o primeiro  latino - americano de origem jesuíta.


O anúncio do nome do novo papa foi feito pelo cardeal protodiácono francês Jean-Louis Tauran às 20h14 (16h14). Do balcão da basílica, ele proferiu a tradicional frase Habemus Papam, anunciando na sequência o novo líder da Igreja Católica.


Em sua primeira aparição, o Papa brincou com os fiéis que lotava a Praça de São Pedro: "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo".  


Após suas primeiras palavras, pediu oração pelo Papa Emérito Bento XVI e antes de dar a bênção final pediu ao povo que orasse por ele. 

Para o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, scj, o resultado do Conclave foi uma surpresa, porém recebida com alegria. “Deus tem os seus caminhos e nos deu um Papa que ele tinha preparado. Se os cardeais reunidos o escolheram é porque viram que ele vai fazer como Francisco de Assis, que escutou a ordem de Cristo: ‘vai e reconstrói a minha Igreja’. E reconstruir a base da simplicidade e da humildade do pai Francisco”, afirma.


Trajetória
 
 
Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, Jorge Mario Bergoglio é um homem tímido e de poucas palavras, que goza de grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação.

Ele é admirado por seus dotes intelectuais e, dentro do Episcopado argentino, é considerado um moderado.
 
 
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.
 
 
Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.
 
 
Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote. Bergoglio foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, entre 1980 e 1986.
 
 
Após completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual na cidade de  Córdoba.
 
 
Em 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. 


Em 1997, ele foi nomeado arcebispo titular de Buenos Aires.
 
 
Também atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina de 2005 até 2011.
 
 
 
Foi criado cardeal pelo então Papa João Paulo II, no consistório de 21 de fevereiro de 2001.
 
 
 
 
Bem - Vindo Francisco I!
 
 
 
Fonte: paroquiasaogoncalodoretiro.blogspot.com.br
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário