quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pastoral da Saúde - ser Jesus para quem sofre

Conheça um pouco mais....
O que é
A Pastoral da Saúde é uma das Pastorais sociais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. É uma sociedade cívico-religiosa, sem fins lucrativos, instituída oficialmente, desde 09 de maio de 1986 e com Estatuto aprovado em Assembléia Nacional em setembro de 1999.
A Pastoral da Saúde, numa sociedade preocupada com o ter e o poder, onde a saúde é vista como mercadoria e as pessoas adoecidas como um peso para o Estado, se torna a voz sensibilizadora e denunciadora da exclusão e da marginalização do doente.
Ela defende a saúde como um direito fundamental da pessoa, sem distinção de cor, raça, status ou credo. Contudo, para que a Pastoral da Saúde seja um trabalho organizado e fiel ao Evangelho da Vida, ela deve ser regida por diretrizes em consonância com a pastoral orgânica da Igreja.
Objetivo Geral
Evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida.
Os Agentes
Qualquer pessoa da comunidade, que se coloca à disposição de seus semelhantes, contribuindo para pensar formas simples e adequadas para que todos tenham saúde, pode participar e será bem vindo na Pastoral da Saúde.
Quem se propõe a trabalhar nesta Pastoral deve ser uma pessoa que cultiva pensamentos positivos, alegria e esperança. Deve estar disposto a participar dos encontros, momentos de estudo, cursos, preocupar-se com a inculturação, ter bom relacionamento com as pessoas, enfim, acreditar que seu trabalho ajuda na construção de um mundo mais humano, justo e fraterno, onde a saúde é um direito de todos e um dever do Estado.

Em todo o Brasil são aproximadamente 100 mil agentes da pastoral que, voluntariamente, doam parte de seu tempo para ajudar o próximo. Os dados são do Coordenador Nacional da Pastoral da Saúde da CNBB e membro da Comissão Latino-Americano e do Caribe, do departamento de pastorais sociais do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), o médico André Luiz Oliveira.
Atividades
As atividades que a Pastoral da Saúde desenvolve junto à comunidade e à sociedade são inúmeras. Vão desde a atenção aos doentes, a exemplo do “Bom Samaritano” (cf. Lc 10,30s), até a articulação junto a entidades governamentais responsáveis pelo SUS (Sistema Úni-co de Saúde).
Na Comunidade Ascensão do Senhor a Pastoral da Saúde realiza visita aos doentes do bairro e visita os enfermos no Hospital Roberto Santos toda quarta - feira. O trabalho dos agentes se dá de acordo com as dimensões de atuação desta pastoral e sempre motivado pela espiritualidade da acolhida e da proteção à vida, como Jesus ensinou ao escutar, acolher e curar os enfermos. Reuniões: último domingo do mês às 14h no salão da comunidade.

Coordenação paroquial
Pe. José
Coordenação comunitária
Edite Emília

Nenhum comentário:

Postar um comentário