sábado, 6 de fevereiro de 2010

Carnaval e Igreja

Este ano, como sempre, o evento acontecerá nos dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas, que cai no dia 17 de fevereiro. Curiosamente, enquanto enormes multidões dele participam, milhares se afastam em busca de ambientes mais calmos e serenos. Alguns procuram muita alegria, fortes emoções e animado divertimento nas músicas, danças e brincadeiras animadas do carna-val nos clubes e nas ruas. Outros se dirigem aos retiros espirituais ou ambientes pacatos tentando também encontrar alegria, paz, contentamento e satisfação.
Infelizmente, um considerável número de pessoas acredita que a Igreja Católica é contra o Carnaval e o condena. Isso simplesmente não é a verdade. A Igreja Católica não é contra o Carnaval, mas é contra certos excessos cometidos durante o carnaval. Deus e a Igreja Católica querem ver seus filhos e filhas felizes e contentes, compreendendo que o descanso e o repouso são necessários para a pessoa humana. Ninguém é de ferro e todo ser humano precisa intercalar o trabalho com o descanso e com o divertimento.
Tristemente, nos dias de carnaval há muitos divertimentos desenfreados. Muitas pessoas se entregam ao prazer desordenadamente. Há excessos na bebida alcoólica, há grande falta de pudor e imoralidade de diversos tipos. Devido aos excessos e desregramentos cometidos durante o carnaval há um elevado número de mortes, graves acidentes, e pessoas agredidas fisicamente, para não falar em agressões morais. É importante para o católico lembrar que todo divertimento que implica atos obscenos, prazeres ilícitos, paixões desordenados, atitudes vulgares, riscos mortais e violência. Num mundo que está perdendo o sentido do pecado é necessário reafirmar que a Lei de Deus não fica suspensa durante o carnaval.
Por isso, o católico e cristão devem se aproveitar dos divertimentos carnavalescos que são sadios, benéficos, equilibrados e, em termos gerais, úteis para a saúde do corpo e da mente. O carnaval nunca devia ser tal que se devesse ter mais tarde vergonha da conduta tida durante esses dias.
O carnaval termina na Quarta-Feira de Cinzas. Um dia que recorda para todos nós a transitoriedade da vida. Tudo neste mundo passa, e passa rapidamente. Só a eternidade não passa. Logo depois do carnaval segue-se a Quaresma: quarenta dias durante os quais os católicos preparam-se para a Páscoa, a maior festa religiosa do Ano Litúrgico.
Muitos católicos, com o intuito de se prepararem melhor para esta grande festa, fazem retiros durante o período do carnaval. Portanto, que haja neste ano de 2010 um bom e animado Carnaval , sem exageros na bebida alcoólica, sem violência e sem imoralidades. Que o carnaval deste ano seja uma folia que não afaste pessoas de Deus ou do próximo, mas sim dias de distensão sadia.
Pe. Brendan Coleman Mc Donald
Fonte:
loreto.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário